26 de novembro de 2010

"Le Grand Finale"


Está chegando ao fim mais um Vale Curtas. Um festival regional de exibição de mostras cinematográficas, palestras e oficinas relacionadas. O Festival está em sua 4ª edição e cresce continuamente, ganha mais notoriedade. Sempre apreciando produções nacionais e regionais, as mostras trazem à tona temas nos quais sempre vale pena pensar, e repensar.




Hoje à noite em conjunto com o Cinecuble Cinema do Vale, desenvolvido pela UNIVASF, será inaugurado o mês de Almodóvar com o filme A Lei do Desejo, estrelado por Antonio Banderas. E amanhã (27/11) haverá uma mostra simultânea, no espaço Multieventos da UNIVASF(campus de Juazeiro), abordando temas específicos, como acessibilidade, cultura LGBT, e consciência negra.


A entrada é franca.
Para maiores informações entre site oficial.

24 de novembro de 2010

O "des"exercício da dúvida.

Por Uriel de Souza Bezerra
Diretor do Departamento de Comunicação no Diretório Acadêmico de Artes Visuais



Semana passada foi inaugurada a I Semana das Consciência Negras da Univasf, inclusive anunciada aqui no Blog. A abertura foi garantida por uma Exposição dos alunos de Artes Visuais. Tal reunião de quadros e outras linguagens poderia apresentar um perfil dominante, talvez de reforço de uma identidade tradicional negra, entretanto, foi além. Algumas obras dialogavam com as novas construções identitárias e também insistiam em relatar que o negro ainda ocupa os extratos de base da pirâmide social.

Infelizmente, esse espaço (o blog) ainda não tem as obras como elemento de discussão, ou seja, a crítica. Entretanto, tratando-se de um espaço ou mecanismo representativo dos alunos de Artes Visuais, da Univasf, torna-se necessário abordar a campanha existente contra os alunos de arte, ou mais especificamente, contra sua produção exposta.

Também não é um mérito dessa discussão relatar se os alunos de artes sentem-se ofendidos ou não quando sua obras somem, são destruídas ou tachaadas com palavras ofensivas. Isso é perfeitamente compreensível na medida em que a arte, especialmente conceitual ou contemporânea, se dispõe a provocar o espectador, e a falta de conhecimento sobre sua história e conceitos pode gerar atitudes agressivas.

O problema começa quando essa falta de ética perante os estudantes de artes visuais, o "não saber lidar", passa a adquirir a forma de um costume, que se enraiza facilmente na consciência de alunos pertencentes a outras áreas do saber, principalmente as exatas, como as engenharias.

O caso da exposição do dia 17, parece ainda mais grave e profundo. Sendo uma exposição um "lugar de arte" instituído temporariamente, espera-se que ganhe mais respaldo do que as intervenções - distribuição ou criação de objetos de arte em lugar público -, todavia não foi essa a reação que se sucedeu. Algumas obras foram deslocadas do seu local de origem, outras tiveram pedaços arrancados.

Ainda que não percebam, os discentes das infindáveis engenharias, colocam-se no lugar de que podem fazer juízos ou discutir o que é arte, pois ignoram que a mesma é uma área do saber específico, detentora de conhecimentos próprios, exclusivos. Se perguntados sobre o que seria arte, revelam certeza em suas afirmações, entretanto não sabem que uma das primeiras funções da arte é levantar a dúvida.

Reproduzir a realidade de forma controlada e assistida em laboratório, fazer observações, levantar hipóteses, procurar provas e formular teorias é uma função na qual se desempenham muito bem, é louvável sua aptidão com cálculos e procedimentos científicos. Em contrapartida, colocar o pé fora dessas bases de conhecimento é perigoso, portanto tarefa que exige cuidado, cautela, afinal, é sempre mais cômodo suplantar a dúvida, o desconhecido, a tentar enxergá-los.





14 de novembro de 2010

Mês de Prosa.


Praticamente durante um mês fará-se prosa nos corredores da Universidade Federal do Vale do São Francisco. O tema em pauta será a realização do I Mês das Consciências Negras da UNIVASF. Contando como destaque o centenário da revolta da chibata, primeira e mais importante insurreição negra no período republicano.

O evento é realizado pelos discentes juntamente ao colegiado de Ciências Sociais. As atividades, abrindo com uma exposição de alunos de Artes Visuais no salão de entrada do campus de Juazeiro, duram do dia 17 de novembro à 06 de dezembro com oficinas e palestras realizadas em sala de aula, no auditório multieventos e no auditório da biblioteca do campus sede de Petrolina.

No site da universidade (clique aqui) se encontram a ficha de inscrição e a programação.

12 de novembro de 2010

Colcha de Retalhos - Josélito Vasconcelos



Êxodo, calor, cangaceiros, fé. Talvez essas palavras o remetam à uma identidade regional, tradicional, entretanto, as mesmas também definem a obra de Josélito Vasconcelos. Disposto a trabalhar com a identidade nordestina, mais especificamente sertaneja, sob uma nova forma, o artista pretende evocar as velhas questões identitárias, que dizem respeito à transitoriedade, ao diálogo com o novo.

As obras estão expostas na Galeria Ana das Carrancas, pertencente ao SESC - Petrolina. A entrada é franca e ficarão expostas até 10 de dezembro.

Horários: 9h às 12h, 14h às 17h e das 18h às 21h.

Maiores informações: (87) 3866 - 7454.



Colcha ou Pano de Mesa? 
Resenha: http://umpoucodeempiria.wordpress.com/2010/10/30/colcha-ou-pano-de-mesa/